Secretário de defesa agropecuária confirma novo foco de febre aftosa no Paraná

06/12/2005 - 21h38

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília – O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, confirmou mais um foco de febre aftosa no estado do Paraná, dessa vez em uma propriedade do município de São Sebastião da Amoreira. De 2.212 animais na propriedade, 200 haviam vindo do município de Eldorado, Mato Grosso do Sul, região já afetada pela aftosa. Desse total, 22% dos animais apresentam reações compatíveis com a doença.

De acordo com o coordenador-geral de Combate as Doenças do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Jamil Souza, quando houve a confirmação do foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, em outubro do ano passado, o estado do Paraná apontou suspeitas, que se comprovaram, em três municípios, como Grandes Rios, Amaporã, Loanda e Maringá. As investigações, segundo Jamil Souza, prosseguiram e, neste último final de semana, foi possível fazer uma sorologia positiva que caracteriza sinais de infecção também na área de São Sebastião da Amoreira que está interditada como as outras.

O secretário Gabriel Maciel enfatizou que a questão da eliminação do rebanho depende da posição do estado, pois cada um determina uma estratégia a ser tomada, segundo ele, ainda não há uma posição oficial do Paraná. "Nós vamos colocar o Ministério e toda a nossa estrutura no que for possível para ajudar o Paraná a sair disso o mais rápido possível."