CPI dos Correios deve pedir informações sobre contabilidade da Coteminas

06/12/2005 - 21h08

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios vai requerer à empresa de tecelagem Coteminas um extrato de contabilidade de todas as transações comerciais realizadas com o Partido dos Trabalhadores. A informação é do relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

A Coteminas é de propriedade do vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar. "Num primeiro momento preciso ver o que tem de contabilizado e fazer o cruzamento com os dados obtidos pelas quebras dos sigilos", afirmou o parlamentar.

Osmar Serraglio quer a disponibilização dos dados da empresa para verificar os fornecimentos feitos ao PT e os pagamentos efetuados pelo partido. Outra frente de investigação da CPMI diz respeito aos contratos de publicidade. Neste aspecto, Osmar Serraglio destacou que os auditores privados contratados pela comissão estão investigando os pagamentos efetuados pelo Banco do Brasil, por meio da empresa Visanet, a agências de publicidade.

Ele descartou, entretanto, a votação de requerimentos de convocação até que a CPMI receba e análise a auditoria que também está sendo realizada pelo Banco do Brasil. Serraglio espera ter esta documentação em mãos até o dia 13 de dezembro. Ele destacou que a Polícia Federal também está investigando este caso.

A Visanet é uma empresa privada com mais de 25 acionistas, entre eles o Banco do Brasil. Em depoimentos prestados à CPMI, representantes de agências de publicidade afirmaram que receberam recursos do Banco do Brasil, para campanhas do Ourocard, antes do serviço ser realizado. Este é um dos produtos controlados pela Visanet.