Software livre é tema de debate em conferência da ONU em Pernambuco

06/12/2005 - 18h49

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O impacto do uso de software livre na tecnologia, economia, cultura e comunicação será debatido a partir de amanhã (6), na 2ª Conferência Latino-Americana e do Caribe, que reúne até o dia 08, em Olinda, especialistas do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela.

O encontro, promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Cultura e Ciência (Unesco), foi aberto ontem (4) com o lançamento da versão número um do Guia Livre do governo federal. O documento, resultado de um ano e meio de trabalho com representantes de cerca de 30 instituições da administração pública federal, contém as diretrizes gerais que podem servir de referência a instituições que pretendam migrar o sistema de software proprietário para o livre.

O software livre chegou ao Brasil durante a década de 80 para fazer contraponto aos softwares proprietários, que exigem pagamento de licença para serem utilizados. O país foi escolhido para sediar a segunda edição do evento por se mostrar receptivo à adoção de programas livres.