Petrobras vai atuar em refino nos Estados Unidos, diz presidente da estatal

06/12/2005 - 18h50

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, garantiu hoje (5), no Rio, que a estatal vai passar a atuar fortemente no mercado de refino de derivados do petróleo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a partir de 2006. A Petrobras já anunciou a construção de duas refinarias no Brasil.

A primeira será construída em Pernambuco, em parceria com a estatal venezuelana PDVSA, para processar 210 mil barris de óleo pesado extraído em ambos os paises. Já a segunda será uma Planta Petroquímica Básica para produzir 150 mil barris diário de insumos petroquímicos. A unidade será construída no Rio de janeiro, em local ainda a ser definido e processará o óleo extraído da Bacia de Campos.

Nos Estados Unidos, a estatal já negocia a compra de uma participação majoritária em uma refinaria localizada no Texas (a Passadena, unidade pertencente ao grupo Astra) com capacidade de refino de 100 mil barris de petróleo por dia.

Gabrielli informou que o objetivo da Petrobras é ter participação majoritária nesta unidade e adequá-la, no futuro, para também processar petróleo pesado dos campos brasileiros. Memorando de entendimento entre a Petrobras e o grupo Astra já foi assinado no mês passado, quando a Petrobras divulgou nota sobre o assunto. As declarações de José Sérgio Gabrielli foram dadas no Clube de Engenharia, no centro do Rio, onde a Petrobras foi homenageada pelos seus 52 anos de fundação.