Brasília, 16/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje projeto de lei do Poder Executivo que cria a Fundação Universidade Federal do ABC. A nova universidade terá sede na cidade de Santo André (SP). O projeto depende ainda de aprovação do Senado Federal antes de ser encaminhado à sanção presidencial.
De acordo com o projeto de criação da universidade, os cursos serão direcionados para a região do ABC e terão características diferenciadas, sendo uma universidade comunitária, com laboratórios integrados às empresas e pesquisa em extensão em conjunto entre a universidade e as empresas.
O relator do projeto na Comissão de Trabalho, deputado Vicente de Paula da Silva (PT-SP), o Vicentinho, que é de São Bernardo do Campo, disse que o fortalecimento da educação é um dos compromissos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que a criação da nova instituição de ensino está incluída na proposta.
Segundo Vicentinho, a Universidade do ABC se compromete a criar 20 mil vagas em até seis anos. Dez mil dessas vagas serão destinadas a alunos da rede pública. O deputado lembrou que o trabalho será no sentido da aprovação do projeto pelo Senado no menor espaço de tempo, para que já neste ano seja realizado o primeiro vestibular da nova universidade.