Técnicos do governo fazem o levantamento dos prejuízos causados à lavoura pela seca

16/03/2005 - 12h40

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A quebra da safra de grãos tem preocupado o governo, tanto assim que seis técnicos estão na região Sul, atingida pela seca, para fazer um levantamento dos prejuízos. A equipe também vai visitar Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste. O levantamento apurar ainda a quebra da safra em plantações de São Paulo, Bahia e Goiás também atingidas pela estiagem. A intenção é que o resultado seja divulgado na semana que vem.

À semana passada, o governo reestimou a produção nacional de grãos em 123,4 milhões de toneladas - redução de 8,5 milhões de toneladas em relação ao levantamento anterior.

Outro levantamento em andamento por técnicos do governo é da safra de café 2005/2006. Os números são coletados em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia. A pesquisa tem como auxílio um mapeamento das regiões produtoras feito por satélite.

O resultado só deverá ficar pronto em 40 dias, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Brasil deve produzir nesta safra até 33 mil sacas de café.

Ainda com base em informações divulgadas pelo Mapa, também estão sendo levantados os números da safra de cana-de-açúcar, com previsão de divulgação em 17 de maio.