Ministro do Desenvolvimento Social quer ampliar Bolsa Família no Paraná

16/03/2005 - 18h59

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, anunciou nessa quarta-feira (16), no Palácio Iguaçu, sede do governo do estado do Paraná, que vai ampliar em 2005 o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família no estado, que atualmente é de 308 mil.

Ao todo, cerca de 606 mil famílias recebem ajuda dos programas de transferência de renda do governo do Paraná. Patrus disse que, para 2005, quer boas parcerias com prefeitos, governadores, sociedade e empresários. O ministro disse ainda que buscará ampliar parcerias e contra-partidas às prefeituras que forem parceiras no controle dos cadastros nas condições impostas para a aquisição do benefício nas políticas de geração de trabalho e renda.

O ministro lançou, no Paraná, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o qual espera uma transferência mais ágil de recursos. "Com isso, vamos superar etapas burocráticas e possibilitar maior agilidade na implantação dos programas sociais". Patrus Ananias participou ainda do lançamento do programa estadual Empresa Solidária, que conta com o apoio de empresas para investir em bairros mais pobres da região metropolitana de Curitiba, reunindo todos os programas de assistência do governo para serem aplicados nas áreas.