Governo está aberto para debater projeto da reforma sindical, diz Berzoini

16/03/2005 - 14h50

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, afirmou em audiência publica na Comissão do Trabalho da Câmara que o governo está aberto ao debate sobre o anteprojeto de reforma sindical, encaminhado ao Congresso há duas semanas.

"Temos total disponibilidade de debater a proposta nesta casa quantas vezes for necessário a proposta", disse Berzoini. Ele lembrou que o anteprojeto é resultado de dois anos de negociações entre o governo federal, empregadores e trablahadores.

Na audiência pública, o ministro apresentou os principais pontos da proposta, sob gritos de protesto e vaias de representantes sindicais de diversas de várias categorias, que pediram a retirada da proposta. Eles criticaram mudanças previstas, como o fim da unicidade sindical e das contribuições obrigatórias.

"Estamos pedindo para retirar essa proposta para poder fazer um projeto que reflita a média do movimento sindical e não uma parte dele. Claro que todo mundo vai ter que ceder um pouco", disse o vice-presidente da CUT Nacional, Wagner Gomes.