Lula participa de celebração de Natal com funcionários da Presidência

20/12/2004 - 19h19

Gabriela Guerreiro e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O Palácio do Planalto entrou hoje em clima de final de ano com a celebração de Natal que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e grande parte dos funcionários da Presidência da República. O ex-assessor especial do presidente Frei Betto aproveitou a confraternização para se despedir oficialmente dos funcionários e abençoar a todos os que trabalham diariamente no Palácio.

Bem-humorado, Frei Betto disse que conviver com o presidente Lula no Palácio foi fácil. "Difícil foi conviver com o presidente durante os 31 dias que ele esteve preso em 1980", brincou. O
ex-assessor de Lula elogiou a dedicação dos funcionários da Presidência, que, segundo ele, trabalham muito - ao contrário do que se fala sobre os funcionários públicos da capital federal. "Saio feliz do Palácio do Planalto, por ter ajudado a construir o programa Fome Zero, mas continuarei contribuindo com o governo naquilo que for necessário. O Fome Zero é prioridade", disse.

O presidente Lula reiterou que o combate à fome continuará sendo a prioridade do governo federal em 2005. "Nada vai mudar isso, a não ser no dia em que eu souber que todo o brasileiro está fazendo três refeiçoes por dia", afirmou. Na opinião de Lula, não faltam alimentos no Brasil, mas sim de poder de compra para grande parcela da sociedade.

Lula elogiou o desempenho de Frei Betto nos dois anos em que esteve no governo, e aproveitou para se despedir do ex-secretário de Imprensa da Presidência Ricardo Kotscho, que também deixou o governo no final deste ano.

Ao dirigir-se aos servidores do Palácio do Planalto, Lula reconheceu o empenho de todos os que atuam no funcionalismo público federal. "Eu acho que as pessoas são mais abnegadas do que em qualquer outro setor de atividade econômica do país. Se bem que na iniciativa privada se tem a fama de que se trabalha muito e se ganha pouco. E aqui nós temos a fama de que se ganha muito e se trabalha pouco. E é exatamente o contrário. Aqui se trabalha muito, se formam profissionais da mais alta competência, e se paga tão pouco que às vezes eles vão embora para trabalhar na iniciativa privada para ganhar três ou quatro vezes o que ganham aqui", ressaltou.

No final da celebração, sempre acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, Lula tirou fotos, cumprimentou funcionários, deu autógrafos e aproveitou para ter um contato mais direto com filhos dos servidores da Presidência.