Nelson Motta
Enviado Especial da Radiobrás
Porto Príncipe - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ficou emocionado ao entregar hoje os primeiros kits com material escolar a crianças da escola pública haitiana Duque de Caxias. Ao ser saudado com músicas natalinas cantadas pelas crianças, o chanceler brasileiro disse que sua missão ao Haiti, valeu a pena, pois o Brasil pode ajudar muito este país, que não precisa só de segurança. "É muito emocionante ver tantas crianças, saber que o Brasil pode ajudar. Aqui está a verdadeira paz e a alegria do futuro. É para isso que estamos trabalhando. Isso aqui faz parte da segurança, porque isso aqui é que dá esperança", disse ele.
O governo brasileiro entregou hoje os 200 primeiros kits com material escolar, de um total de 15 mil que vão chegar para várias escolas de Porto Príncipe. Nos conjuntos estão, bolsa, lápis, caneta, borracha, cadernos, apontador e estojo. As bolsas e os cadernos trazem os mapas e as bandeiras dos dois países, junto com a logomarca e a divisa da brigada brasileira, "Unidos pela Paz".
A Escola Duque de Caxias, escolhida para receber os primeiros kits de material escolar, foi recentemente reformada pelos soldados brasileiros. O prédio recebeu pintura nova e alguns consertos no seu interior. Na escola, estudam 1.200 alunos, divididos nos três turnos de aula.
Celso Amorim deixou o Haiti no início da noite, com destino ao Suriname, onde deve chegar ainda hoje. Em Paramaribo, capital do Suriname, o chanceler brasileiro terá encontro com o presidente Runald Ronaldo e também assinará dois acordos, que tratam da extradição de criminosos e também da regularização da situação de imigrantes dos dois países.