Brasília, 16/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Compra de Votos adiou para as 9h de quinta-feira (18) o depoimento do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, inicialmente marcado para amanhã (17). Nesta quarta-feira, às 11h, os parlamentares terão uma reunião administrativa para avaliar cerca de 100 requerimentos.
Na reunião, o presidente da CPMI, senador Amir Lando (PMDB/RR), espera aprovar a quebra de sigilo das informações sob a guarda da Comissão que investiga irregularidades nos Correios. Lando quer iniciar a elaboração de uma lista de parlamentares envolvidos com o suposto pagamento de mesadas, o chamado "mensalão". Na nova fase dos trabalhos da CPMI da Compra de Votos, esses parlamentares serão chamados a depor.
"Estamos com fatos limites. Agora, precisamos chegar ao fundo da questão. Há uma cerca em torno dos acontecimentos. Vamos ver a essência do envolvimento de cada um analisando um conjunto de elementos", afirmou o senador. "O importante é a prova material. Temos que rastrear as contas. O caminho do dinheiro é o caminho da verdade. Palavra a gente inventa. Temos que ir ao fundo e dar chance para que essa trama material esclareça tudo", acrescentou.