Berzoini defende expulsão de Delúbio Soares do PT

16/08/2005 - 22h37

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado Ricardo Berzoini, afirmou hoje (16) que o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, deve ser expulso da legenda. "A decisão depende da Comissão de Ética, que tem um prazo a cumprir", explicou o deputado. "Mas com certeza, pelo o que eu vi até agora das explicações do ex-tesoureiro, ele será expulso do PT", disse.

O secretário-geral ressaltou que o debate interno do partido não deve se resumir a resoluções internas sobre punições. Mais importante, segundo ele, é adotar uma política para enfrentar a gravidade da crise. "Isso significa apoiar todo processo de apuração", defendeu. "Nós temos, a cada dia, novos depoimentos e até pessoas que vão à imprensa, inclusive criminosas, para tentar revelar novos fatos em relação à vida partidária".

Ao falar sobre o doleiro Antonio Oliveira Claramunt, conhecido como Toninho da Barcelona, e seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, Berzoini disse que ele tem interesses específicos e que por isso não se pode "tomar nenhuma afirmação como verdade absoluta ou mentira total".

Berzoini defendeu que as afirmações feitas pelo doleiro sejam contrapostas ao resto dos depoimentos apresentados a CPMI e a Polícia Federal. "Daí vamos tirar a verdade", afirmou. Berzoini fez as afirmações após participar da reunião da Executiva Nacional do PT, na Câmara dos Deputados.