Nelson Motta
Enviado especial
Quito - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, entregou hoje (16) ao presidente do Equador, Alfredo Palácio Gonzalez, mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrando apoio e satisfação do governo brasileiro com a evolução política desse país. "Ficamos muito felizes com essa evolução, com a estabilização do país e com a preparação que já se faz, com vistas à consulta popular, visando à eleição no ano que vem", disse Amorim depois do encontro com o presidente equatoriano, no Palácio Conrondelet.
O chanceler brasileiro informou ainda que na mensagem entregue a Alfredo Palácio Gonzalez está expressa uma satisfação com a nova orientação do governo equatoriano, "muito mais voltada para a integração da América do Sul". E disse que existe uma disposição brasileira de cooperar para os avanços na relação bilateral. "Procuramos também reiterar a nossa disposição de cooperar, seja em infra-estrutura, na área agrícola ou na área de saúde", destacou Amorim.
Na mensagem o presidente Lula, segundo o chanceler, expressa a vontade brasileira de realizar investimentos no Equador, em hidrelétricas, aeroportos e no comércio. "Cita também o interesse na integração sul-americana, no fortalecimento da América do Sul, e também o agradecimento pelas posições que o Equador tem tomado em várias questões, como a da reforma das Nações Unidas", afirmou.