Porto Alegre, 16/08/05 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 400 trabalhadores rurais sem terra ocuparam hoje (16) os prédios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Gabinete de Reforma Agrária do governo do Rio Grande do Sul e da Companhia Estadual dos Silos e de Armazéns na capital gaúcha.
Segundo a coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-RS), os agricultores protestam contra a lentidão no processo de reforma agrária e exigem o cumprimento da meta de assentamento de mil famílias no Rio Grande do Sul.
A Polícia Militar informou que os colonos chegaram a Porto Alegre de manhã em oito ônibus, após viajarem de Vacaria e Ronda Alta, que ficam, respectivamente, a 237 e 336 quilômetros da capital. O grupo aguarda a presença do superintende regional do Incra, Angelo Menegat, para negociar a desocupação dos prédios.
De acordo com líderes do MST, nenhuma família foi assentada neste ano no Rio Grande do Sul. Segundo eles, nos últimos três, apenas 122 famílias foram assentadas no estado.