Brasília, 16/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Norte e Nordeste do país voltam ao trabalho amanhã (17). A decisão é das assembléias estaduais e dos sindicatos da categoria e será apresentada à plenária nacional que ocorre hoje (16) à noite em Brasília.
Os funcionários do INSS no Paraná também optaram pelo fim da paralisação amanhã, mas divulgaram nota em que afirmam que ficarão em "mobilização permanente". De acordo com a nota, os trabalhadores já se preparam para um novo movimento "quando o governo tentar aprovar uma nova reforma no órgão".
Uma nota semelhante está no site do Sindicato dos Servidores da Previdência do Espírito Santo. Nela, os trabalhadores asseguram que retornam ao trabalho amanhã, mas ressalvam que tentarão negociar folga aos sábados. A proposta apresentada pelo governo para o fim da greve prevê agências abertas durante três sábados consecutivos.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o término da paralisação foi aprovado sem ressalvas. No entanto, segundo estes sindicatos estaduais, as agências só devem abrir na sexta-feira (19).