Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Criado em 2003, o programa DOCTV, que incentiva a produção regional de documentários em parcerias entre a TV pública e a produção independente, terá sua segunda versão lançada hoje em Brasília e, nos próximos dias, em todos os estados brasileiros. Ao todo serão 35 documentários de 26 estados e do Distrito Federal exibidos em emissoras da rede pública de TV.
"É uma alternativa inédita que os autores no Brasil têm para produzir, distribuir e exibir seus trabalhos", diz o chefe do departamento de telejornalismo da NBR, o canal de TV a cabo da Radiobras, Chico Daniel
Os documentários que serão exibidos no DOCTV II passaram por processo de seleção que envolveu 24 oficinas estaduais para a formatação de projetos que reuniram 780 participantes. Os 35 autores selecionados participaram da oficina para desenvolvimento de projetos sob a supervisão dos documentaristas Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Joel Pizzini, Maurice Capovilla e Eduardo Coutinho.
O DOCTV é um programa pioneiro que promove a regionalização da produção de documentários, articula um circuito nacional de teledifusão através da Rede Pública de Televisão, e propõe um modelo de negócio que viabilize mercados regionais para o documentário brasileiro.
Cada um dos 35 projetos recebeu R$ 100 mil para ser realizado e todos têm 55 minutos de duração. Os filmes serão exibidos nacionalmente na Rede Pública de TV, que abrange 1.900 municípios, alcançando 96 milhões de brasileiros. A TV Nacional, da Radiobras, será um dos canais exibidores.
Os 35 documentários inéditos irão ao ar a partir do dia 28 de agosto, sempre às 23h de domingo, em programação que se estenderá até maio de 2006.