Ministro anuncia para outubro, no Rio, fórum de turismo para a paz e o desenvolvimento sustentável

16/08/2005 - 20h11

Rio, 16/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Desenvolver o turismo no mundo, ao mesmo tempo em que promova a paz, a economia, a diversidade cultural e a preservação do meio ambiente. Essa é a proposta do Fórum Mundial de Turismo Para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável 2005, lançado hoje para ser realizado em outubro, no Rio.

Criado em 2003, o fórum promovido pelo Ministério do Turismo, pela Organização das Nações Unidas e pela sociedade civil teve seu primeiro encontro no ano passado, em Salvador. Neste ano, são esperados representantes de governos, empresários e profissionais de vários países para discutir a relação do turismo com temas como juventude, esportes, cultura e economia.

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, informou que durante o encontro, com duração de uma semana, 11 ministros de países da América do Sul vão debater o problema relacionado ao turismo sexual, envolvendo crianças e adolescentes na região. "Sabemos que a violência contra a criança se dá no seio da família, pela violência e pelo abuso. Mas, na hora em que ela se dá pelo viés da comercialização, usando crianças para ganhar dinheiro, isso é um crime hediondo. Nós temos que nos organizar para o combate à exploração comercial de crianças e adolescentes", disse.