MEC lança Projeto Presença para saber quem são os estudantes do país

16/08/2005 - 19h03

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Educação quer saber quantos são e quem são os alunos que freqüentam as escolas do país. Para isso, lançou hoje (16) o Projeto Presença, que aperfeiçoará a coleta de informações do censo escolar realizado anualmente. A primeira etapa do projeto, o cadastro dos alunos, começa amanhã e vai acontecer até o dia 31 de outubro.

Ao todo, o projeto terá quatro etapas: o cadastro de alunos, professores e escolas; o Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe); o censo escolar em tempo real a partir de 2006 e a integração do projeto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O cadastro será feito de forma qualitativa e quantitativa. Ele vai abranger um total de 55 milhões de alunos, 2,5 milhões de professores e 240 mil escolas públicas e privadas da educação básica, de acordo com dados colhidos no Censo 2004.

A grande mudança é que, além de informar o número de alunos, a escola deverá também responder 49 perguntas informando a idade, série, endereço, rendimento escolar, se possui necessidades especiais, se faz parte do programa Bolsa-Família e se utiliza transporte escolar. Haverá ainda 49 perguntas sobre os professores e 87 perguntas sobre a vida na escola.

A coleta será feita de três maneiras. As escolas que possuem computador com acesso à internet devem cadastrar os alunos acessando o site https://cadastroescolar.mec.gov.br. As escolas com computador, mas sem internet, devem obter os arquivos para a instalação do Programa Gerador de Cadastro (PGC) na secretaria de educação estadual, municipal ou regional – elas enviarão as informações ao MEC. E as escolas sem computador devem preencher os formulários manualmente e enviá-los as secretarias de educação. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone gratuito 0800 9782333.