Haddad dá posse a cinco integrantes da Comissão de Avaliação da Educação Superior

16/08/2005 - 20h25

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Educação Fernando Haddad deu posse hoje (16) a cinco novos membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A comissão entregou a ele o relatório de atividades do primeiro ano de seu funcionamento.

A professora Madalena Guasco Peixoto será representante do corpo docente das instituições de educação superior. Isaura Belloni, Maria Isabel da Cunha, Mauricio Garcia e Nadja Maria Valverde Viana – todos professores também – são os "representantes escolhidos entre cidadãos com notório saber científico, filosófico e artístico, além de reconhecida competência em gestão ou avaliação da educação superior".

O presidente reeleito da Conaes, professor Hélgio Trindade, foi quem entregou o relatório das atividades ao ministro. Segundo Trindade, a principal informação do relatório diz respeito aos avanços obtido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

"Conseguimos implantar o sistema de auto-avaliação a partir de setembro de 2004, e desde o início de 2005 estabelecemos um prazo diferenciado para instituições de diferentes tamanhos. Em setembro e outubro, pretendemos fazer as primeiras auto-avaliações das instituições pequenas", afirmou o professor.

De acordo com Trindade, serão avaliadas cerca de 2.200 instituições, públicas e privadas, em todo o país. Ele afirmou que o relatório também traz informações sobre seminários e acordos internacionais realizados pela Conaes, além de a proposição de um programa de pós-graduação para qualificar profissionais que assumirão os futuros processos de avaliação das instituições superiores.

Sobre a reforma universitária, Trindade afirmou que o órgão está identificado com as propostas que já foram feitas ao projeto. "Um dos parâmetros fundamentais do processo da reforma são os resultados da avaliação", concluiu.