Defesa Civil alerta sobre possibilidade de chuva forte e queda de granizo na região Sul

16/08/2005 - 14h24

Brasília - Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou hoje alerta à Defesa Civil de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul prevenindo sobre a possível ocorrência, amanhã (17) e quinta-feira (18), de chuva forte, raios e ventos com até 75 quilômetros por hora nos dois estados. Nesse período, áreas isoladas dos dois estados estarão sujeitas também à queda de granizo.

Em Santa Catarina, as regiões oeste e sul são as que têm maior possibilidade de ocorrência de temporais e queda de granizo. A previsão de tempo instável para catarinenses e gaúchos nos próximos dois dias deve-se à influência de áreas de instabilidade atmosférica e ao deslocamento de nova frente fria pela região Sul do Brasil.

A Sedec alerta sobre o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e escorregamento de pedras e recomenda que os moradores das regiões sob intensa precipitação pluvial evitem a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros. Deve-se também buscar abrigo em construções sólidas e desviar de terrenos desprotegidos do granizo, dos raios e ventos fortes -rajadas com até 75 quilômetros horários agitam árvores inteiras e causam sensível resistência ao caminhar.

Nos estados, a Defesa Civil estadual pode orientar sobre a precaução contra eventos meteorológicos potencialmente danosos. A divulgação dos alertas busca evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais.

Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia orientaram os avisos sobre temporais e queda de granizo.

Com informações do Ministério da Integração Nacional