Celso Amorim inicia visita ao Equador

16/08/2005 - 16h40

Nelson Motta
Enviado especial

Quito – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegou há pouco a Quito, no Equador, para uma visita de trabalho que tem como objetivo aprofundar a cooperação bilateral. O chanceler brasileiro, segundo o Itamaraty, deverá tratar também de temas relativos à integração regional, como a Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA), e às Nações Unidas, além da reestruturação e do fortalecimento institucional do Equador.

Amorim se reúne hoje com o chanceler equatoriano, Parra Gil, e depois com o presidente do Equador, Alfredo Palácio González. No último compromisso oficial, Celso Amorim vai ao Congresso Nacional equatoriano encontrar-se com o presidente, Wilfrido Lucero, e com lideranças dos três principais partidos Social Cristão(PSC), Izquierda Democrática (ID) e Pachakutik (PK).

A visita de Celso Amorim termina amanhã com mais quatro compromissos. O ministro brasileiro recebe para um café da manhã, na residência oficial da Embaixada do Brasil, os editores dos principais veículos de comunicação do Equador. Em seguida, às 9h30, Celso Amorim terá encontro com representantes do Comitê de Qualificação de Magistrados para a Corte Suprema de Justiça.

Antes de embarcar para o Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reúne com a ministra da Economia e Finanças do Equador, Magdalena Barreiro. Em seguida, às 11h30, está prevista uma entrevista coletiva à imprensa. O embarque para o Brasil está marcado para as 12 horas (14 horas em Brasília).