BNDES financia projetos de melhoria do transporte coletivo na região metropolitana de Vitória

16/08/2005 - 19h29

Rio, 16/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, assinou hoje (16) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um contrato de financiamento, no valor de R$ 101 milhões, destinado à ampliação e melhoria dos serviços de transporte coletivo e circulação urbana da região metropolitana de Vitória, idealizado pelo projeto Transcol III.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento, de Infra-estrutura e dos Transportes do Espírito Santo, Rita Camata, o valor será investido num projeto que prevê, basicamente, a abertura de 44 quilômetros de novas vias, construção de quatro terminais de integração e novos pontos de ônibus, além da ampliação de ciclovias e a implantação de um sistema bilhetagem eletrônica.

Paulo Hartung disse o projeto vai beneficiar de 500 mil a um milhão de pessoas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. "O sistema vai se tornar mais integrado, diminuindo o tempo das viagens e dando mais conforto principalmente para trabalhadores e estudantes, que precisam ir e voltar de sua moradia até o local de trabalho e estudo", afirmou o governador. Segundo ele, ao mesmo tempo, haverá melhorias no sistema viário, com as vias sendo dotadas não só de calçadas adequadas, mas também de ciclovias.

O governador informou que duas das obras do projeto já estão em execução, nas cidades
de Vila Velha e Vitória, e que até o final do ano serão licitados os quatro terminais de integração, dois em Vila Velha e os outros na Serra e em Cariacica.