Ato público em Brasília defende ética na política e combate à corrupção

16/08/2005 - 5h48

Brasília - Brasileiros procedentes de todo o país participam hoje, na Esplanada dos Ministérios, de ato público em defesa da ética na política, contra a corrupção e por mudanças nos rumos da economia. Os manifestantes se reúnem de manhã em frente à Catedral, de onde seguem em passeata até o Ministério da Fazenda e de lá para o Congresso Nacional.

O evento é promovido pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), fórum que reúne a Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Central de Movimentos Populares (CMP), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Pastoral da Terra, entre outras entidades.

Às 17 horas, como parte da programação organizada pela CMS, será lançada a Frente Parlamentar Nacional pela Reforma Urbana. A cerimônia ocorre no Anexo 4 da Câmara dos Deputados (auditório Freitas Nobre). Alguns objetivos da frente, que deve contar inicialmente com cerca de 30 deputados e senadores, são ampliar a gestão democrática e participativa das cidades, trabalhar pela regulamentação da lei que cria o Fundo e o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e defender moradia digna para a população com renda de até cinco salários mínimos (R$ 1,5 mil).