Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Rio - Os apartamentos construídos no Rio de Janeiro para abrigar atletas e dirigentes que vão participar dos Jogos Pan-americanos de 2007 estão praticamente todos vendidos. Os 17 prédios da Vila do Pan estão sendo construídos pela Agenco-Engenharia e Construções Ltda., e duas corretoras são as responsáveis pela venda dos imóveis que custam entre R$ 97 mil e R$ 390 mil. A obra é financiada pela Caixa Econômica Federal (CEF) com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Os 1.480 apartamentos começaram a ser vendidos na última sexta-feira e hoje (16) restam apenas 100 unidades, inclusive com lista de espera. Várias unidades foram vendidas à vista, mas as condições de compra dos imóveis para quem optar pelo financiamento da CEF são especiais: juros de 4% ao ano, mais Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 9,75% ao ano; e o comprador tem 17 anos para quitar o saldo devedor.
Nos financiamentos com recursos próprios da Caixa, dentro do programa Carta de Crédito para aquisição de imóvel residencial, os juros cobrados são de 12,5% ao ano mais TR-Taxa Referencial. Para José Domingos Vargas, superintendente de negócios da Caixa, a realização dos Jogos Pan-americanos representa ganhos para o governo e para quem está à procura de um imóvel com garantia de valorização a médio prazo.
"A condição de financiamento, as taxas de juros e o prazo, são diferenciados, e sem dúvida nenhuma o empreendimento é o melhor produto do mercado para essa faixa", afirmou José Domingos.
Segundo a Caixa, compraram os imóveis, que têm entre uma e quatro suítes, os jogadores Romário, do Vasco da Gama, e Petkovic, do Fluminense. O garoto propaganda da Vila Pan-Americana foi o jogador do Barcelona, Ronaldinho, que ganhou quatro unidades como pagamento do cachê pela participação no comercial.
O complexo imobiliário está localizado na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, tem 420 mil metros quadrados, sendo que 90 mil metros quadrados de área verde, piscinas e churrasqueiras. Os proprietários receberão os imóveis após 2008, quando terminam os jogos do Pan e outras competições que vão ser realizadas no Rio de Janeiro.