Agências do INSS em Pernambuco terão horário de funcionamento ampliado

16/08/2005 - 14h24

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Trinta e quatro das 44 agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Pernambuco terão o horário funcionamento ampliado de 7h às 15h a partir desta quarta-feira (17)e nos próximos três sábados, das 8h às 12h. As agências das cidades de Araripina, Arcoverde, Afogados, Bom Conselho, Canhotinho, Palmerina, Ouricuri, Salgueiro, Petrolândia e Pesqueira não adotarão a norma porque que funcionaram normalmente durante a greve.

O gerente executivo do INSS na capital pernambucana, Francisco Travassos, pede que somente pessoas que tenham urgência em receber benefícios, como auxílio-doença previdenciário e acidentário, salário-maternidade e pensão por morte, compareçam às agências nos primeiros dias de funcionamento. O gerente do INSS acredita que a situação seja regularizada no período de 30 a 60 dias. Ele também afirmou que a população terá seus direitos preservados e receberá inclusive benefícios retroativos, que ficaram retidos durante os 74 dias de paralisação.

Travassos lembrou ainda que os segurados podem fazer requerimentos de pensões e aposentadorias pela internet na página eletrônica do INSS. Segundo ele, até julho foram recebidas 33 mil solicitações de benefícios por meio eletrônico em Pernambuco.

Durante a greve, cerca de 360 mil pessoas deixaram de ser atendidas nas 12 agências da região metropolitana de Recife.