Secretário defende treinamento e qualificação para policiais

12/05/2005 - 22h08

Rio, 12/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa disse hoje que o governo federal já está implementando as ações sugeridas no estudo Arquitetura Institucional do Sistema Único de Segurança Pública, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan) e entregue ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

O anúncio foi feito durante o Fórum de Debates sobre Formação Policial", na sede da Firjan, onde defendeu que parcerias como essa são importantes para mostrar que os 550 mil policiais do país atuam para dar à sociedade o sentimento de que cumprem seu papel.

O secretário lamentou que as forças policiais, em todos os estados da federação, estejam divididas em grupos ou mesmo em partidos políticos, ameaçando o sentimento de unidade que, segundo ele, deveria prevalecer.

Segundo Luiz Fernando Corrêa, para chegar à excelência os policiais precisam de amplo treinamento e qualificação profissional: "Não adianta fazer com que o policial decore a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele precisa de qualificação técnica em segurança pública e treinamento constante".