Para embaixador do Japão, industrialização se baseia em melhora na educação

12/05/2005 - 21h28

Brasília, 12/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Japão tem reduzido as dotações para assistência internacional, mas tem sido consistentemente o maior doador ao Brasil, segundo afirmou o embaixador daquele país, Takahiko Horimura, em palestra na Universidade de Brasília. Ele disse que seu país considera fundamental para o desenvolvimento sustentável o processo de erradicação da pobreza, "que passa pela industrialização, com a criação de empregos e o desenvolvimento propiciado pela exportação de produtos primários".

Para Horimura, "a industrialização se baseia em melhora da educação" e o objetivo da assistência japonesa é ajudar os esforços feitos pelo Brasil nessa direção. O embaixador disse acreditar que a visita do presidente Lula ao Japão, marcada para os dias 26 a 28, resultará em doações para a área de educação.

E também considerou que Brasil e Japão poderão trabalhar juntos para a construção da paz, a erradicação da pobreza e a consolidação dos pleitos na Organização Mundial do Comércio, de manutenção e fortalecimento do sistema de livre comércio multilateral.