Ministro alerta para mau uso da publicidade

03/05/2005 - 22h06

Brasília, 3/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, defendeu nesta terça-feira a importância do direito à informação transparente e verídica para esclarecer as atribuições dos municípios, estados e União. Em palestra no 6° Encontro Brasileiro de Agência de Publicidade, em Brasília, Gushiken alertou para o mau uso da publicidade por alguns políticos, em campanhas eleitorais.

"As campanhas eleitorais são mescladas por assuntos de esferas diferentes. Não por acidente, os homens públicos disputam a apropriação de determinados serviços públicos", avaliou o ministro. "Hoje, quando você pergunta ao cidadão quem é o responsável pelos serviços que ele usufrui, quem paga estrada, hospital, escola, há uma brutal confusão. Com isso, temos uma sociedade com dificuldades de se organizar mental e socialmente, que não sabe a quem deve pressionar", acrescentou.

De acordo com Gushiken, a segurança pública, apesar de ser exclusividade dos estados, é vista pela população com uma competência da União. No caso do Bolsa Família, a atuação seria apropriada nas campanhas eleitorais pelos candidatos à prefeitura para angariar votos.

Entre as saídas apontadas pelo ministro para o problema está o investimento em comunicação pública transparente e o protagonismo de outros, como o publicitário, para informar o cidadão da melhor forma.