Gushiken apresenta a publicitários projeto de PPPs em comunicação

03/05/2005 - 20h44

Brasília, 3/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 200 publicitários de todo o país estão em Brasília nesta semana para o 6° Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade. Até quinta-feira (5), eles discutem o papel da publicidade no desenvolvimento socioeconômico e o futuro do setor. Nesta terça-feira, o ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, apresentou no encontro o projeto de Parcerias Público Privadas (PPPs) em Comunicação.

"A idéia das PPPs em comunicação é, a partir do interesse público, localizar empresas dispostas a financiar e gerenciar, com os órgãos do governo, amplas campanhas em áreas como saúde, meio ambiente e segurança no trânsito", explicou Gushiken. "Se esse conceito for explorado adequadamente, os profissionais de publicidade podem encontrar espaço para recursos e clientes novos", acrescentou.

O ministro ressaltou que as parcerias não têm como foco qualquer tipo de "filantropia" e vão além da "responsabilidade social". As empresas envolvidas atuariam em benefício da sociedade e de si próprias, em temas de relevância pública. Gushiken sugeriu ainda um maior engajamento dos profissionais e educadores de publicidade na prestação de serviços para micro, pequenas e médias empresas. Segundo ele, esse setor necessita de marketing e propaganda para crescer.

Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Dalton Pastore disse ver na proposta das PPPs em comunicação uma oportunidade capaz de abrir novas alternativas de investimento. "Estaremos envolvidos na próxima campanha. O tema central será definido durante o encontro e anunciado na quinta-feira (5)", conta Pastore.

Além da Abap, outras duas entidades participarão da nova etapa das PPPs em Comunicação. Entre elas, Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). A primeira etapa do projeto teve início em julho do ano passado, com a campanha "Eu sou brasileiro e não desisto nunca", desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).