Petrobras participa de desenvolvimento de campo em águas profundas na Nigéria

03/05/2005 - 20h42

Rio, 3/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras informa que foi autorizado pela estatal nigeriana NNPC o desenvolvimento do campo offshore Akpo, naquele país, onde a empresa brasileira detém 16% dos direitos e contribuiu para a exploração e descoberta em 2000.

Na área, a Petrobras atua em parceria com a francesa total, que é a operadora, ao lado da NNPC e da South Atlantic Petroleum Ltd., uma empresa privada da Nigéria. De acordo com a assessoria de Imprensa da estatal brasileira, essa é a segunda descoberta de petróleo com a participação da Petrobras em águas nigerianas, onde também detém direitos no campo de Agbami, operado pela Chevron/Texaco.

O campo de Akpo, ainda segundo a Petrobras, contém reservas de gás natural e condensado e está situado a 200 quilômetros da cidade nigeriana de Port Harcout, em águas profundas (1.100 a 1.700 metros).

O projeto prevê a perfuração de 22 poços produtores, 20 poços injetores de água e dois poços injetores de gás, que serão ligados a uma unidade flutuante de produção com capacidade de estocagem de 2 milhões de barris de petróleo extraído.