Presidente de Angola manifesta apoio à inserção ativa do Brasil no cenário internacional

03/05/2005 - 16h24

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, manifestou apoio à política externa do governo brasileiro para que o país tenha "uma inserção mais ativa e incisiva no jogo das forças mundiais". Durante assinatura de acordos entre Brasil e Angola, José Eduardo afirmou também que apóia a candidatura brasileira a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Angola também tem se pronunciado a favor de suas diligências no plano internacional para que seja concebida uma nova arquitetura do comércio mundial que satisfaça o interesse das nações menos desenvolvidas", acrescentou o presidente de Angola.

José Eduardo defendeu que, em sua atuação internacional, o Brasil deve reassumir sua herança africana para reforçar os laços entre os dois continentes. Ele elogiou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as viagens que fez à África. "Pela coragem com que assumiu um passado triste para os africanos e também para os brasileiros", disse o presidente. Em abril, durante viagem ao Senegal, Lula pediu perdão aos africanos pelos sofrimentos impostos no período da escravidão.

Segundo José Eduardo, Lula tem conseguido valorizar os que os dois povos têm em comum no presente: a solidariedade, a amizade profunda e a compreensão dos problemas relativos à injustiça e à desigualdade. O presidente angolano afirmou que a aproximação brasileira poderá fortalecer a inserção dos países africanos e latino-americanos no contexto internacional.