Lula diz que Angola precisa de investimentos externos para superar devastação da guerra civil

03/05/2005 - 16h25

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou outras nações a investir em Angola. Ele destacou que o país africano não vai se recuperar da devastação da guerra civil apenas com a exploração das riquezas naturais, mas precisa de investimentos nas áreas de educação e saúde.

"Angola espera da comunidade de doadores mais do que palavras de cobrança e condicionalidades. Quer uma parceria solidária que ajude a capacitar o povo angolano para o seu futuro", disse Lula ao receber o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, no Palácio do Planalto.

Lula aproveitou para reforçar o apoio do Brasil ao desenvolvimento da África. "Só superaremos definitivamente nossa herança colonial de injustiça e iniquidade se juntarmos esforços na construção de um futuro de cooperação e justiça", afirmou. Ele destacou que o Brasil colaborou no processo de paz do Congo e na estabilização de Guiné Bissau e do Timor Leste.

Desde que assumiu a presidência, Lula já fez quatro visitas oficiais ao continente africano. Angola foi um dos destinos da primeira viagem, realizada em novembro de 2003.

Hoje, os dois governos firmaram seis acordos de cooperação e um protocolo de entendimento, pelo qual o Brasil concederá a Angola US$ 500 milhões em créditos, de 2005 a 2007.