Grupo Gerdau compra equipamentos industriais da China para ampliar produção de aço

03/05/2005 - 18h59

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Grupo Gerdau fechou contrato com empresas chinesas para a compra de R$ 650 milhões de equipamentos industriais para ampliar a sua maior usina siderúrgica nas Américas, a Gerdau Açominas, em Ouro Branco (MG). O investimento representa, segundo o presidente do Grupo, Jorge Gerdau Johannpeter, cerca de 21% do total de R$ 3 bilhões programado para a expansão da unidade até 2007, quando a capacidade de produção da unidade passará de 3 milhões de toneladas de aço para 4,5 milhões de toneladas de aço. A cerimônia oficial da assinatura do acordo ocorreu hoje, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Jorge Gerdau anunciou que os novos investimentos da Açominas estarão focados no aumento das exportações. Hoje, a empresa destina cerca de 70% do volume de produção para o mercado externo. Ele contou que a aquisição de equipamentos de produção foi buscada na China porque aquele país domina o setor siderúrgico e tem os melhores custos na competição internacional.

Hoje, a Açominas tem 4,5 mil empregados e 3,1 mil prestadores de serviços. Com a ampliação da unidade, mais 1,1 mil pessoas serão contratadas.

O Grupo Gerdau é um dos principais produtores de aço nas Américas. Atualmente, o Grupo opera com usinas siderúrgicas no Brasil, no Uruguai, no Chile, no Canadá e nos Estados Unidos, além de ter participações societárias na Argentina e na Colômbia.