Brasília, 19/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Luiz Gushiken tem 52 anos, é coordenador-adjunto da equipe de transição e foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Lula à Presidência da República. É casado com Elisabeth, pai de Helena, de 14 anos, e mora com a família em Indaiatuba, interior de São Paulo. O novo secretário de Comunicação Social é amigo pessoal do presidente eleito e coordenou a campanha de Lula em 1998.
Ocupou o cargo de presidente do PT de 1998 a 1990. Cursou administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas e foi eleito deputado federal em 1987, 1990 e 1994. No Congresso, atuou nas subcomissões do Sistema Financeiro e dos Direitos Trabalhistas e Servidores Públicos, e nas comissões de Finanças, Constituição e Justiça e Relações Exteriores. Teve atuação destacada na CPI do caso PC Farias, que acabou levando ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor.
É especialista em Previdência e fundos de pensão. Luta com tenacidade contra problemas graves de saúde que o mantiveram afastado da política nos últimos dois anos: sofreu um enfarte em 2001 e recentemente retirou um tumor do estômago.
Gushiken iniciou carreira como funcionário do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) em 1970 e conheceu Luiz Inácio Lula da Silva quando ainda era secretário-geral do Sindicato dos Bancários de são Paulo. Lula havia sido preso e Gushiken estava em São Bernardo, arrecadando dinheiro para a greve. Acabou preso também, mas conquistou a amizade do então líder petista. Foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo entre 1984 e 1986.