Futuro secretário-geral de Desenvolvimento é advogado e ex-prefeito de Porto Alegre

19/12/2002 - 20h59

Brasília, 19/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O novo secretário-geral de Desenvolvimento Econômico e Social é ex-prefeito de Porto Alegre. É professor do curso de extensão universitária da Escola de Governo, junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e coordenador do Conselho Político da Frente Democrática e Popular.

Gaúcho de São Borja, nasceu no dia 6 de março de 1947 e graduou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (RS). É especialista em Direito Trabalhista. É Professor Honoris Causa do Complexo Acadêmico de Ensino Superior de Santa Catarina - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Atuou como advogado de sindicatos e associações profissionais. Tem vários livros editados na área de Direito, Política e Literatura. Entre suas suas publicações estão Introdução à Crítica do Direito Coletivo; Direito Individual do Trabalho; Introdução Crítica ao Direito; Literatura e Ideologia; Lenin Coração e Mente; Esferas da Consciência; Política e Modernidade; e Na Contramão da Pré-História; Utopia Possível; Direito e Marxismo (verbete escrito a pedido do Professor André-Jean Arnaud - organizador - para a Enciclopédia de Sociologia do Direito, publicada na França, em 1992, além da participação em obras coletivas de Direito, Política e Filosofia do Direito.

Foi eleito vereador de Santa Maria em 1968, pelo então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), atual PMDB. Foi secretário de governo e elegeu-se vice-prefeito de Porto Alegre em 1988, pela Frente Popular. De 1989 até 1990 exerceu o mandato de deputado federal. e, e m 1990, concorreu a governador pela Frente Popular. Foi prefeito de Porto Alegre entre 1993 e 1996 e reelegeu-se prefeito em 2001. Em 2002, concorreu ao governo do Rio Grande do Sul, mas não conseguiu eleger-se.