Brasil e Inglaterra estudam criação de comissão mista para promover comércio e investimentos

07/03/2006 - 17h08

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Londres- O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse hoje (7) que um dos objetivos da visita de Estado do presidente Lula ao Reino Unido é atrair mais investimentos dos ingleses para o Brasil. Furlan comentou sobre a criação de um comitê bilateral para estimular o comércio. Os negócios entre os dois países movimentaram, no ano passado, US$ 4 bilhões.

"Tem um acordo proposto pelos ingleses de fazer uma comissão mista, do mesmo formato que eles fizeram com a Índia, para promover comércio e investimentos. Já acertaram os termos e vão ter reuniões periódicas para implementar o acordo", disse o ministro, que integra a comitiva brasileira na visita ao Reino Unido.

De acordo com Furlan, a comissão será semelhante às que o Brasil tem com a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

Amanhã (8) o presidente Lula encerra, em Londres, seminário empresarial sobre oportunidades de investimento no Brasil.

Participam também da comitiva brasileira os ministros Antonio Palocci, da Fazenda; Fernando Haddad, da Educação; Gilberto Gil, da Cultura; Matilde Ribeiro, de Promoção da Igualdade Racial; Celso Amorim, das Relações Exteriores; o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais Marco Aurélio Garcia e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega.