Usina Termelétrica do Norte Fluminense opera em ciclo combinado

13/12/2004 - 10h34

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Usina Termelétrica (UTE) Norte Fluminense já colocou em operação comercial a quarta e última turbina da unidade, construída em Macaé, no Norte Fluminense, em parceria com a Petrobras, e que a partir de agora funciona em ciclo combinado – com a utilização de três turbinas a gás natural e uma quarta unidade movida com o calor gerado pelas três primeiras turbinas.

Segundo a assessoria de Imprensa da usina, a operação havia sido autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última quinta-feira (9), com base em parecer favorável do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Um projeto desenvolvido em parceria com a Petrobras e o Grupo EDF (Electricité de France), com 10% e 90% de participação, respectivamente, a UTE Norte Fluminense é abastecida pelo gás natural proveniente da Bacia de Campos, e tem um consumo diário da ordem de 3,2 milhões de metros cúbicos – fornecido pela Petrobras e distribuído pela Companhia Estadual de Gás (CEG). Ela produz cerca de 780 MW de energia, que é absorvida pela Light – a maior concessionária de energia do estado.

O empreendimento absorveu recursos de US$ 500 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela EDF e pela Petrobras; e gerou durante sua construção 2.500 empregos.