Gil: samba da Bahia é indicado para patrimônio imaterial da humanidade

13/12/2004 - 20h30

Aline Beckenstein
Repórter da Agência Brasil

Rio - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse hoje, que o samba de roda do Recôncavo Baiano foi escolhido para a indicação a patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. Segundo ele, no projeto apresentado em outubro o samba do Recôncavo foi indicado devido a uma maior ameaça de desaparecimento e contou com o apoio de entidades da samba cariocas e de outras localidades do país.

"Quando pleiteamos a indicação junto à Unesco, a organização nos alertou para casos como otango, que já havia pleiteado o status de patrimônio e teve o projeto rejeitado porque apresentou uma vertente muito bem protegida pelo espaço cultural, que é a mais comercial. Ela nos aconselhou a encontrar entre os sambas brasileiros aquela vertente que fosse mais necessitada de proteção. Acabamos escolhendo o samba de roda do Recôncavo Baiano, como embrião sobre o qual estabelecer o estatuto de patrimônio da humanidade", explicou o ministro.

Segundo Gilberto Gil, o projeto foi elogiado pelo Unesco, que deverá avaliá-lo no ano que vem. Ele também disse que o ministério está trabalhando para transformar o samba carioca e de outros estados em "patrimônio imaterial brasileiro".