Balança comercial brasileira reflete estratégia de diversificação de mercados

07/03/2007 - 20h17

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A diversificação de mercados – uma dasprioridades da política externa do governo do presidente Luiz InácioLula da Silva - se reflete na balança comercial brasileira desde2003. Os Estados Unidos ainda são o principal parceiro comercial do Brasil, mas outros países, especialmente de regiões não-tradicionais, tiveram aumento significativo na balança comercial brasileira.No primeiro ano do governo Lula, o intercâmbio comercial entreBrasil e Estados Unidos - principal parceiro comercial do país - ficou em US$ 26,25 bilhões, com superávitbrasileiro de US$ 7,12 bilhões. No ano anterior, a corrente decomércio havia totalizado US$ 25,63 bilhões, com saldo positivo de US$5,06 bilhões para o Brasil. As exportações brasileiras para os EstadosUnidos cresceram 8,72% em 2003, mas as vendas para Argentina e Chinaaumentaram muito mais: 94,77% e 79,83%, respectivamente.Em 2005, houvecrescimento de vendas de produtos brasileiros para todas as regiõeseconômicas, mas o destaque ficou por conta de regiões não-tradicionaiscomo Europa Oriental (alta de 55,8%), África (41,4%),grupo de países da Associação Latino-Americana de Integração (mais 27,5%, excluindo o Mercosul) e Ásia (aumento de 16,7%).As vendas para a Letônia, porexemplo, embora representem apenas US$ 44,1 milhões, cresceram 260,4%em 2006. Para Belarus, a alta foi de 177,5%, totalizando US$ 12,8milhões. Outras altas significativas foram para Turcomenistão (112,6%),Vietnã (109,3%), Sri Lanka (102,4%), Bangladesh (83,8%) e Angola(60,8%).