Nielmar de OLiveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A aposta daPetrobras no mercado externo de etanol resultou na criação, noano passado, em conjunto com a companhia japonesa Nippon Alcohol Hanbai, a Brazil-JapanEthanol.O objetivo da nova empresa, que terá sede noJapão, será o de viabilizar já a partir de 2008 a importação e comercializaçãode 20 milhões de litros de etanol de origem brasileira para serutilizado como combustível para o mercado do país asiático.Pelo contrato assinado, a Petrobras e a empresa japonesa deterão, cada uma, 50% departicipação na nova empresa. A Nippon já detém, atualmente, 70% do mercadojaponês de distribuição de etanol. Na época, a Petrobras divulgou nota oficial em que falava do objetivo daassociação. O texto registrava que o grupo iria "buscarsoluções técnicas e comerciais para introduzir o etanol na matriz energéticajaponesa, em substituição a outros combustíveis fósseis, de forma a reduzir aemissão de gases causadores do efeito estufa".A Petrobras garantia, ainda, que a criação da Brasil-Japan Ethanol alinhava-seao objetivo fixado no planejamento estratégico da companhia, deinternacionalização dos negócios, permitindo à empresa brasileira entrar"em um dos mercados mais complexos e importantes de energia do mundo -tanto do ponto de vista de sua logística de distribuição de etanol, como tambémna abertura de outras oportunidades para a companhia no setor de distribuiçãode combustíveis no Japão".