Feira de música abre oportunidades para artistas independentes

08/02/2007 - 0h24

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - A diversidade da produção musical brasileira está sendo apresentada na Feira Música Brasil, que ocorre em Recife até o próximo domingo (11). Para o músico Guitinho, o evento é uma oportunidade para artistas mostrarem seu trabalho não apenas a produtores nacionais, mas, principalmente, a estrangeiros. "Estou com CD lançado no mercado, mas é quase inviável mostrar o produto na Europa e Estados Unidos. Com os produtores aqui na feira, podemos conversar pessoalmente e ter o trabalho reconhecido e valorizado”.

Em discurso ontem (7) na abertura da feira, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, ressaltou a importância da produção nacional para a economia do país.

"O predomínio da música brasileira no mercado interno é uma conquista que evidencia o potencial e a criatividade do setor. As formas de produzir, divulgar e distribuir a música estão em processo acelerado de mudança e a feira se insere neste contexto”.

Participam do evento delegações de oito países, incluindo produtores e empresários da Inglaterra, França, Japão, Itália e Estados Unidos. Para incentivar a compra e venda de produtos do setor o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove uma rodada de negócios, reunindo mais de 70 empresas de todo o país e 19 compradores. Os produtos oferecidos vão desde discos até instrumentos musicais.

Os visitantes terão acesso a cerca de 40 shows, mostras de filmes sobre a música brasileira, exposição de CDs, DVDs, livros e revistas, além de 23 conferências sobre os vários aspectos da produção musical do país.

A feira é promovida pelo ministério da Cultura e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Petrobras e Associação Brasileira da Música Independente (ABMI). Reúne profissionais dos setores da cadeia produtiva musical, a exemplo de artistas, fabricantes de instrumentos musicais, representes de gravadoras, estúdios, editores, agentes e de emissoras de rádio e TV.