Aeroportos terão esquema especial para o carnaval, anuncia agência

08/02/2007 - 21h35

Spensy Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou hoje (8) uma lista de medidas que serão tomadas para prevenir problemas nos aeroportos do país durante os períodos mais críticos do carnaval, entre os dias que antecedem o feriado prolongado, de quinta-feira (15) até o sábado de carnaval (17), e os de seu encerramento, entre a quarta-feira de Cinzas (22) e o domingo seguinte (25).As medidas, segundo a nota da Anac, são resultado do trabalho de uma equipe constituída em janeiro. De acordo com a agência, a demanda por passagens aéreas para o período de carnaval aumenta cerca de 15%, por isso a Anac já havia realizado ações de fiscalização das principais companhias aéreas na semana passada, nos aeroportos de maior movimento (Brasília, Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador). Ainda segundo anota, essa fiscalização não constatou infrações.A intensificação da fiscalização durante o Carnaval deverá acontecer num número ampliado de aeroportos, 15, e, segundo a agência, deverá incluir também um aumento do número de servidores nas suas seções localizadas nos principais aeroportos. A Anac promete ainda ficar atenta às resoluções dos órgãos da Aeronáutica que controlam a navegação no espaço aéreo brasileiro.A agência informa ainda que, antes de propor essas providências, reuniu-se com representantes das principais empresas aéreas. A partir dessa reunião, segundo a Anac, foi feita uma série de recomendações às companhias: que reforçassem as equipes nos aeroportos, para dar atendimento eficaz aos usuários; que reforçassem os quadros de sobreaviso para pilotos e comissários, além das equipes de coordenação de vôos; que avaliassem suas políticas de vendas de passagens para o período, para evitar problemas para os usuários.A Anac diz ainda, na nota, ter recomendado "especial atenção" às empresas para que os passageiros tenham informações prestadas de forma "clara e precisa". A falta de informações sobre atrasos e cancelamentos de vôos, durante problemas registrados nos últimos feriados prolongados no país, foi uma das principais fontes de reclamações de passageiros. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a reconhecer o problema e cobrar respeito aos passageiros, depois dos problemas às vésperas do Natal do ano passado.