Comunidades do Paraná recebem 28 bibliotecas públicas

22/11/2006 - 9h40

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Moradores de comunidades agrícolas do Paraná recebem esta semana 12 bibliotecas públicas e outras 16 unidades para as Escolas Famílias Agrícolas. A entrega será feita nos municípios de Campo Mourão, Imbaú, Reserva do Iguaçu, Francisco Beltrão, Corbélia, Campo Largo, Figueira, Curiúva, Palmital, Mariluz e Guapirama.

Atualmente, são 19 arcas instaladas em seis municípios do estado, que agora passará a ter 31 unidades, além das 16 bibliotecas famílias agrícolas. A iniciativa faz parte do programa Arca das Letras. Criado em 2003, é desenvolvido pela Coordenação de Ação Cultural da Secretaria do Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para incentivar a leitura e facilitar o acesso a livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.

Cada biblioteca é composta por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que vão compor o acervo e o local onde a biblioteca vai ser instalada, além de indicar os agentes de leitura. O programa tem uma rede de parcerias  com diversos ministérios, movimentos sociais e sindicais ligados aos trabalhadores rurais.

Segundo o ministétio, até agora foram implementadas 2,3 mil bibliotecas em 21 estados, atendendo a cerca de 224,5 mil famílias, com mais de 563 mil livros. Foram capacitados cerca de 4,8 mil agentes de leitura para o trabalho voluntário com as bibliotecas.