Rodrigues anuncia instalação de escritório da Embrapa na África

26/04/2006 - 22h14

Brasília, 26/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anunciou há pouco a instalação de um escritório da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no continente africano.

O anúncio foi feito na sede da Embrapa, durante a abertura da exposição Ciência para a Vida, montada em comemoração aos 33 anos de criação da empresa. "A idéia é criar, em Gana, um centro da Embrapa que seja um difusor da tecnologia para outros países africanos", disse o ministro. Ele lembrou que já existem escritórios da Embrapa nos Estados Unidos e na União Européia (França).

Na solenidade, Rodrigues também anunciou a criação de um Consórcio Nacional de Agroenergia, com o objetivo de incentivar e organizar a pesquisa e a produção de ácool combustível e biodiesel. A agroenergia, segundo o ministro, "é o novo paradigma da agricultura mundial".

Ele explicou que "a humanidade está dependendo de um produto que vai acabar um dia, que se chama petróleo. Hoje existe uma clara visão de que é preciso montar uma alternativa ao petróleo e seus derivados, que seja renovável, que qualquer país possa ter, e sobretudo que seja ambientalmente mais correta". E acrescentou que o modelo desenvolvido no Brasil "é um modelo que o mundo olha com curiosidade" e se transformou "no grande projeto dos países em desenvolvimento".

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que também compareceu à solenidade, afirmou que com a criação do Consórcio Nacional de Agroenergia o Brasil poderá disponibilizar a tecnologia de produção de ácool a partir da cana-de-açúcar para os países africanos e os sul-americanos. "É uma boa iniciativa e o Brasil se coloca na ponta da biotecnologia e da agroenergia mundial, oferecendo essas possibilidades para países que hoje têm carência", destacou.

Participaram ainda das comemorações dos 33 anos de criação da Embrapa o vice-presidente da República, José Alencar, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além do presidente da empresa, Silvio Crestana.