Programa Saberes da Terra levará qualificação profissional a alunos da rede rural

26/04/2006 - 21h55

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O programa Saberes da Terra para Jovens e Adultos do Campo foi lançado hoje (26), com o objetivo de elevar a escolaridade dos alunos da rede rural por meio da qualificação profissional.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a parceria entre os conceitos de escolaridade e qualificação profissional gera interesse e maior participação nos jovens, além de ser um "desafio belíssimo". Segundo o ministro, "quando esses conceitos se reúnem, as duas ações são reforçadas. Os conteúdos da escola regular são mais bem absorvidos pelo estudante quando ele consegue perceber os desdobramentos daquele conhecimento na sua experiência prática".

Segundo o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques, o programa é resultado de parceria dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário, e de organizações não-governamentais. E em 12 estados já possui 5.060 alunos matriculados, com idade entre 15 e 29 anos, beneficiando aproximadamente 200 municípios de todas as regiões do país.

"É um programa de Educação de Jovens e Adultos profissionalizante, para pessoas no mundo do campo, trabalhando com pedagogia de alternância", afirmou Henriques. Ele explicou que essa pedagogia ajusta o ciclo escolar ao ciclo produtivo do campo.

O secretário informou que a maior inovação do Saberes da Terra é "conseguir dedicar foco à juventude do campo em uma visão não urbanocêntrica da educação, de não exportar para o campo uma solução mágica, como se a educação urbana fosse a salvação". De acordo com Henriques, além da alfabetização, os jovens vão adquirir conhecimentos técnicos profissionais adequados ao cotidiano deles.