Fritsch defende aumento no consumo de peixes

24/03/2005 - 21h02

Porto Alegre, 24/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro José Fritsch, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), disse nesta quinta-feira que uma das metas do governo federal é elevar o consumo de pescado no país para os 12 quilos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fritsch disse que a Secretaria vem trabalhando para que os municípios tenham mais autonomia para desenvolver a piscicultura. "Estamos apoiando atividades de captura e produção para dar mais perspectivas aos pequenos e médios produtores rurais, a fim de gerar emprego e renda", afirmou, durante audiência com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. No encontro, o ministro informou que o consumo de pescado no País aumentou nos últimos dois anos, passando de 6,8 quilos para 8 quilos per capita.

Durante reunião com representantes dos pescadores da cidade, no Mercado Público Central, após participar da 225ª Feira do Peixe, José Fritsch defendeu o estímulo às atividades de piscicultura na Grande Porto Alegre. "A região tem condições de produzir ainda mais", afirmou.

Segundo a Prefeitura, o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchin, já manifestou a expectativa de desenvolver projetos em conjunto com os governos federal e estadual.