Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio - O ministro da Saúde, Humberto Costa, visitou na tarde de hoje (24) os hospitais de campanha da Aeronáutica e da Marinha, instalados na cidade do Rio. No Campo de Santana, no Centro, o ministro acompanhou a montagem da unidade da força naval que havia sido embargada pela Prefeitura, mas que, depois, acabou sendo liberada pela Justiça Federal.
"Não podemos imaginar que vamos resolver o problema com uma ação emergencial como essa, mas certamente vai ajudar a desafogar o atendimento de emergência no Souza Aguiar, já que lá a maioria da demanda é por atendimento ambulatorial, de coisas simples. E aqui, nós vamos poder ofertar esse atendimento simplificado", disse Costa.
A previsão é que a unidade da Marinha comece a funcionar na segunda-feira. O hospital ficará aberto nos dias úteis, das 7 às 17 horas, e terá capacidade para fazer 400 atendimentos ambulatoriais por dia, nas especialidades de clínica médica, ginecologia, ortopedia e pediatria.
Já a unidade de campanha da Aeronáutica está funcionando desde a última segunda-feira, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, e atendendo a cerca de 400 pacientes por dia, nas mesmas especialidades que o hospital da Marinha.
AD