Adiado para dia 2 de abril o segundo leilão de compra de energia elétrica

24/03/2005 - 18h45

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgaram nota nesta quinta-feira informando o adiamento, do dia 31 de março para o dia 2 de abril (sábado), do segundo leilão de compra de energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes. O leilão será a partir das 10h e o resultado será divulgado no mesmo dia.
.
A decisão foi anunciada pela Comissão responsável pela realização do leilão da chamada energia velha, após a indicação da Secretaria Especial de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda sobre a possibilidade de eventuais impactos no mercado mobiliário com a ocorrência do leilão em dias úteis. A sugestão da Secretaria foi aceita pelo Ministério de Minas e Energia, que comunicou o adiamento a CCEE.

Também foram alteradas as datas dos seguintes eventos previstos no cronograma do editar: dia 29 termina o prazo para recebimento das garantias financeiras pelo agente custodiante; no dia 30 será divulgado o resultado da habilitação; no dia 31 haverá simulação do leilão; e no dia 2 de abril será divulgado informe, pelos agentes vendedores, de alocação de energia vendida submercado, por produto, além do resultado do leilão.

O leilão será realizado em São Paulo, no Hotel Gran Meliá World Trade Center, com a participação de 35 empresas compradoras e 17 vendedoras. Os produtos a serem negociados estarão divididos em lotes de 1MW médio, com início de suprimento em 2008 e 2009, com contratos de oito anos de duração.

Todas as empresas interessadas em vender energia enviarão seus representantes ao local do leilão. As compradoras poderão acompanhar em uma sala separada ou pela internet, no endereço www.ccee.org.br/leiloes.