Saúde entrega medicamentos e insumos a hospitais do Rio

24/03/2005 - 17h54

Rio, 24/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os medicamentos e materiais médico-hospitalares comprados pelo Ministério da Saúde para abastecer os hospitais municipais começaram a ser entregues hoje. De acordo com o ministro Humberto Costa, as compras servirão para regularizar os estoques durante um mês. Foram comprados R$ 4,982 milhões em medicamentos e R$ 2,020 milhões em insumos. Costa informou ainda que "já está sendo preparado novo pregão eletrônico para aquisição de medicamentos e insumos para os próximos cinco meses".

Nesta quinta-feira, o ministro divulgou o balanço das ações da intervenção federal no sistema de saúde do Rio, que completou 13 dias. Também foi anunciada a liberação, no domingo, de um novo edital para a contração de profissionais temporários que irão trabalhar nas unidades sob intervenção.

O novo edital foi necessário devido ao preenchimento de apenas 25% das 1.140 vagas oferecidas na primeira convocação. Um outro edital também está sendo preparado, em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto, para a contratação de especialistas.

Humberto da Costa destacou ainda a abertura de 276 leitos nos hospitais de Ipanema, Lagoa, Cardoso Fontes, Clementino Fraga, Santa Casa e hospitais das Forças Aramadas, além de 15 novas vagas para pacientes de hemodiálise; a implantação de dois hospitais de campanha da Aeronáutica e Marinha; a reabertura das emergências do Cardoso Fontes e do hospital do Andaraí; e o mutirão de cirurgias ortopédicas no Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into).