Dirigentes de alfândegas discutem em Fortaleza controle da segurança no comércio internacional

24/03/2005 - 14h22

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dirigentes de Alfândegas de 37 países das Américas e do Caribe vão discutir em Fortaleza (CE), entre os dias 4 e 7, como tornar mais ágil e seguro o controle sobre o comércio internacional diante de novas ameaças como o terrorismo e o crime organizado.

Segundo informações divulgadas pela Receita Federal, o encontro vai priorizar a discussão de temas estratégicos para a atuação das administrações aduaneiras, como utilização da infra-estrutura dos postos de fiscalização.

Para a secretária-adjunta da Receita Federal, Clecy Lionço, que também é vice-presidente da Organização Mundial de Aduanas (OMA) para a região das Américas, é importante que os países realizem um trabalho conjunto na região, inclusive no combate à corrupção.

Também em Fortaleza se realizado no dia 8 o Seminário Regional sobre Segurança e Facilitação da Cadeia Logística Internacional, para divulgar um projeto que está sendo desenvolvido pela Organização Mundial de Aduanas, com normas e procedimentos que objetivam garantir a segurança do comércio mundial e facilitar o transporte de mercadorias pelas fronteiras.